FADERS presente no Anúncio de Ampliação do Programa TEAcolhe

Teacolhe
06141535-teacolhe.jpg - Foto: Gabinete Faders Acessibilidade e Inclusão

Na tarde desta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, o governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, realizaram anúncio significativo para a saúde e inclusão no Rio Grande do Sul. Em cerimonia no Palácio Piratini, foi apresentado o projeto de ampliação do número de Centros de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe.

A FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), que desempenha um papel crucial na articulação e desenvolvimento de políticas públicas para pessoas com deficiência, esteve presente através de seu presidente, Marquinho Lang.

A Fundação, além de atuar diretamente nas questões de acessibilidade, também participa do Programa TeAcolhe através das ações intersetoriais, fazendo parte do Grupo Técnico, ainda, com a disseminação de informações por meio de cartilhas e confecção da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA - Transtorno do Espectro Autista), facilitando o acesso a serviços e garantindo o reconhecimento de suas necessidades específicas.

Junto com a confecção da carteira a entidade realiza uma pesquisa anual de forma regionalizada que gera um diagnóstico sobre as pessoas com TEA no RS, dados importantes para que municípios e Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) compreendam suas necessidades específicas e possa construir políticas públicas direcionadas a este público.

Durante o evento foi realizada a assinatura de portarias e contratos que tornam possível a existência de, pelo menos, um CAS em cada uma das 30 regiões do Estado, ampliando significativamente a oferta de suporte multidisciplinar às necessidades específicas das pessoas com TEA.

Para Lang, o evento marca mais um passo significativo em direção a um Rio Grande do Sul cada vez mais inclusivo e acessível, e a FADERS reafirma seu compromisso com o bem-estar com a comunidade autista.